Curiosidades em Otorrinolaringologia

Alguns fatos interessantes sobre a especialidade mais charmosa da medicina.

Na idade média, algumas sociedades acreditavam que o ouvido seria uma espécie de órgão feminino da concepção. Acredita-se que esta crença tenha surgido de uma passagem da Bíblia sobre a concepção imaculada da Virgem Maria, que teria tido origem de um sopro sagrado em seu ouvido.

Não existe um santo padroeiro da Otorrinolaringologia, mas alguns santos estão envolvidos com a especialidade. São Fiacre é considerado o santo protetor do nariz. Seu dia é 30 de agosto. São Blaise, um médico cristão, tornou-se santo por remover uma espinha de peixe da garganta de um paciente. Por isso é considerado o santo padroeiro da garganta. O seu dia é 3 de Fevereiro, quando até hoje em algumas cidades católicas da França se celebra a "Festa de São Blaise". São Francisco de Sales teria acolhido um jovem surdo e criado uma linguagem de sinais para se comunicar com ele. Por isso é considerado pela igreja o protetor daqueles que têm problemas de audição. Seu dia é 24 de janeiro.

Todo dia 25 de março, no Marrocos, acontece a tradicional coleta de água da chuva. Os marroquinos acreditam que a água coletada neste dia pode afastar as doenças do ouvido e nariz.

O único otorrinolaringologista a ganhar o prêmio Nobel de Medicina foi o húngaro Gyorgy von Békésy, em 1947. Ele desenvolveu o audiômetro semi-automático e estabeleceu os padrões tonais normais e de perda auditiva condutiva e neurossensorial.
O dia nacional do otorrinolaringologista seria criado no dia 3 de março, no mesmo dia em que é celebrado o Dia Mundial da Audição. Houve até um projeto de lei nesse sentido (PL 3727/2015). Contudo, o projeto nunca virou lei. De tal sorte que, a despeito de várias especialidades médicas terem seus dias nacionais reconhecidos oficialmente, a otorrinolaringologia comemora no dia 3 de março ainda na "clandestinicade".