Aparelho Auditivo

Aparelho auditivo é o óculos do ouvido. Então por que ainda existe tanto preconceito?
O aparelho auditivo está para o ouvido como o óculos está para os olhos. Ele amplifica o som para permitir que o ouvido o escute melhor.

Acontece que, infelizmente, ainda existe muito preconceito contra o uso do aparelho auditivo.
 
Por que muitas pessoas não querem usar aparelho auditivo?
 
1) "Aparelho auditivo é coisa de velho surdo."


Óculos é algo que vemos em crianças e jovens, nas ruas, todos os dias. Apesar de chamar muito mais atenção que um aparelho auditivo, pois fica na frente do rosto, é algo socialmente aceito.

Já o aparelho auditivo está fortemente relacionado ao idoso. E pior, ao idoso envelhecido, aquele que já está "dando defeito". Isso cria um preconceito e até mesmo uma aversão das pessoas ao aparelho. Usar um aparelho auditivo para muitos é quase como admitir que está ficando velho e que a velhice está lhe deixando "marcas". É motivo de vergonha. Por isso, muitos preferem adiar o uso de um aparelho auditivo além do desejável.

Ocorre que isso é apenas preconceito. E é melhor combater o preconceito do que se isolar socialmente. Quanto mais gente aceitar o uso do aparelho auditivo, menor será o preconceito com ele.

E mais: não ouvir e tentar adivinhar o que as pessoas estão dizendo tem grandes chances de lhe proporcionar situações muito mais constrangedoras do que o constrangimento de usar um aparelho auditivo.

2)  Aparelho auditivo só faz barulho na cabeça mas não ajuda a entender as coisas melhor.

Isso era mais verdade antigamente que nos dias de hoje. Com a chegada dos aparelhos digitais, a qualidade da amplificação do som melhorou enormemente e tem-se conseguido aumentar o volume sem distorcer o som.

Mesmo assim, adaptar-se a um aparelho auditivo exige mais trabalho do que adaptar-se ao uso dos óculos. Isso porque a audição é composta de sons de diferentes frequências (aprenda mais sobre as características do som e da perda auditiva aqui) e muitas vezes precisamos que o aparelho auditivo amplifique de forma diferente cada faixa de frequência. Isso requer ajustes finos no aparelho que podem demorar vários meses e várias visitas ao fabricante.
 
3)  Aparelho auditivo é muito caro.

Verdade. Um bom aparelho auditivo custa entre 6 e 8 mil reais, podendo chegar até 12 a 18 mil reais nos aparelhos top de linha. Isso sem falar que muitas vezes o ideal é usar um aparelho em cada ouvido.
 
Por que devemos dar uma chance ao aparelho auditivo?

Porque escutar bem é muito importante. A pessoa que não escuta direito sente-se isolada e facilmente entra em depressão.

Além disso os aparelhos atuais são muito discretos. Vale a pena experimentar.